Nomes: Kevin Pakulski,Gabriel Zefino.
Trata-se dos tratados de Versalhes (Tratado de Paz) feitos pelos países vitoriosos e a Alemanha.
Seus termos foram; Devolução da Ausácia - Lorena à França; a devolução dos territórios ocupados na Bélgica; perda de todas as suas colônias; entrega uma faixa de terra à Polônia, dando-lhe acesso ao mar por um corredor até a cidade de Dantzig, transformada em porto livre; indenização de 33 bilhões de dólares (aproximadamente) a ser paga aos países vitoriosos; redução do Exército a um máximo de 100 mil homens e extinção da Força Aérea, além da entrega de navios submarinos, entre outros bens, aos vencedores.
Além do tratado de Versalhes, outros foram assinados, acordando questões de fronteira, desmembramentos de territórios e criação de novos países. A Áustria, por exemplo submeteu-se ao Tratado se Saint-Germain, que desmembrava seus territórios em vários estados independentes: Polônia; Checoslováquia; Hungria e Iugoslávia.
Outros acordos garantiram autonomia a Finlândia e aos povos Bálticos da Estônia, Letônia e da Lituânia, que assim se libertavam da tutela Russa.
CONSEQUÊNCIA DA PRIMEIRA GERRA
As guerras quase nunca trazem um vencedor. Apesar da derrota financeira os países aliados impuseram à Alemanha, ao Império Austro-Húngaro e ao Império Turco-Otomano.
Nunca o mundo assistira tanta destruição e tão elevado o número de mortos e mutilados num espaço de tempo tão curto, afetando milhões de pessoas tanto civis quanto militares.
A partir do final da Primeira Guerra Mundial, mudanças importantes na ordem politica.
Esses efeitos provocados pela guerra na politica, na sociedade, no comportamento, na arte na cultura, no qual trataríamos como o período conhecido como Entre guerras.
Belo trabalho, ficou ótimo o resumo! :)
ResponderExcluirAdorei o trabalho!! Parabéns
ResponderExcluirMais ou menos gostei até kkk
ResponderExcluir