segunda-feira, 15 de junho de 2015

Contrastes da Belle Époque

     Nomes: Mikaely Petrixeli e Kimberlin Driziane        



  A Belle Époque' (bela época em francês) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no final do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.


        A expressão Francesca Belle Époque (Bela Época) foi cunhada por alguns estudiosos para alguns estudiosos para definir o período correspondente ás últimas décadas do século XIX e ás décadas iniciais do século XX.

  • Ela ressalta a euforia existente naquele momento marcado pela crença no avanço ininterrupto do progresso (graças ao incremento da produção industrial e aos avanços tecnológicos), pela modernidade e supremacia burguesa nas grandes cidades e pelo mundo elegante das exposições , das artes, da moda, cujo centro era Paris.  
  • Mas nem só de belezas vivia a sociedade europeia da virada do século XX.
  • Outra características desse período foi o aumento da disparidade entre rico e  pobres, fato provocado pela concentração de riquezas nas mãos das elites industrias, comerciais e financeiras.
  • Tal quadro gerou ondas de protestos e descontentamentos que podiam ser notadas nos movimentos organizados,nas revoltas nacionalistas, nas reivindicações do operariado, a pintura,na musica ,na dança e no comportamento de homens e mulheres que viveram essa época.
  • Sob a aparente estabilidade havia uma grande tensão prestes a explodir.
Enfim em 1914 o conflito tornou-se inevitável e sepultou a Belle Époque com sua aparente estabilidade e visão positiva de progresso e paz.
Imperialismo: a disputa entre as nações

As grandes potências industrializadas, como a Inglaterra e a França, precisavam lidar com problemas ao longo do século XIX.
  • A saída encontrada pelos europeus para essas questões foi ocupar e do minar territórios da Ásia  e da África, os quais se transformaram,assim,em mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas.
  • Na América Latina, países como Brasil e Argentina receberam empréstimos para promover sua modernização.
No final os países europeus se estabeleciam onde pudessem escoar suas mercadorias e seus capitais, ampliando seu império -daí a denominação imperialismo para essa prática movida pelo lucro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário