segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Diario de Getúlio Vargas. Kelvi , 9A

Trabalhando Com Documentos
                              Diário de Getúlio Vargas.
1. Em que divergiam os interesses dos chanceleres dos Estados Unidos e da Argentina? Chanceleres divergem sobre declaração final na Cúpula das Américas .Cartagena, Colômbia, 13 Abril  2012 (AFP) -Os chanceleres não atingiram um consenso sobre a declaração final da VI Cúpula das Américas, devido ao fato de Estados Unidos e Canadá terem vetado parágrafos que defendiam a presença de Cuba no encontro, informou  o ministro argentino de Relações Exteriores, Héctor Timerman.
2.Quais eram a opinião e os sentimentos de Getúlio Vargas a respeito da participação brasileira na Guerra? Getúlio, pessoalmente, queria manter o Brasil fora do conflito. O próprio Getúlio Vargas demonstrava grande afinidade com o nazifascismo, como se pode apreender através da forte perseguição aos judeus no seu governo. Muitos semitas emigraram impelidos pela perseguição nazista na Europa para países como o Brasil.E justamente sob a alegação de conter o "perigo vermelho", o presidente Vargas declarou estado de sítio em fins de 1935, seguido pela declaração de estado de guerra no ano seguinte, em que todos os direitos civis foram suspensos e todos aqueles considerados "uma ameaça à paz nacional" passaram a ser perseguidos.
3. Como Getúlio Vargas conduziu as negociações para a entrada do Brasil na Guerra?  O Brasil buscou um acordo com os Estados Unidos, procurando obter vantagem econômica pela participação não guerra, quando esta era inevitável. 
     Pelo acordo, recebeu créditos e tecnologia para projetos estratégicos, como a Siderúrgica Nacional (CSN), instalada em Volta Redonda. 
4. Que outros aspectos da vida cotidiana do presidente aparecem no documento?     O diário de Getúlio Vargas, que cita mais de 1300 pessoas, menciona uma mulher misteriosa alcunhada de bem-amada, luz balsâmica e encanto da minha vida, por quem declarou estar apaixonado em abril de 1937. A mulher é supostamente a paranaense Aimée Sotto Mayor Sá, que foi esposa de Luís Simões Lopes, chefe de gabinete de Vargas. Aimée significa amada em francês. Os lugares de encontro mencionados são Poços de Caldas e São Lourenço.
Independente de quem fora realmente a bem-amada, o relacionamento durou até maio de 1938 e causou uma crise doméstica entre Getúlio e Darcy Vargas. Em um dado momento do casamento, eles passaram a dormir em camas separadas.
      Na mesma época da bem-amada, houve boatos de que Getúlio estava tendo um caso com a poetisa Adalgisa Nery. O próprio Benjamim Vargas, irmão de Getúlio, alertou o presidente de tais rumores; porém, este teria respondido: "Bobagem! Isso é gabolice do Lourival! Ele é que espalha para se gabar!".De acordo com Ivan Nery, filho de Adalgisa, sua mãe e a primeira-dama eram amigas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário