segunda-feira, 5 de outubro de 2015

kevin,Gustavo e Robson

1 Em que divergiam os interesses dos chanceleres dos Estados Unidos e da Argentina? Este artigo  pretende analisar a gestão diplomática do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves em missão na Argentina entre os anos de 1938-1944. A partir do influxo da correspondência do diplomata, o que se pretende é, além  de investigar as intensas  articulações políticas e o substancial volume de sua produção epistolar, pesquisaras interpretações do missivista quanto à participação do Brasil e da Argentina na II Guerra Mundial.
2-      Quais eram a opinião e os sentimentos de Getúlio Vargas a respeito da participação brasileira na Guerra?  A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.

3-como getúlio vargas conduziu as negociações para a entrada do Brasil na guerra?
No governo de Getulio Vargas sempre houve simpatizantes dos regimes nazi-fascistas (como o Ministro da Defesa Eurico Dutra), mas também muitos simpatizantes dos EUA e de seu regime liberal-democrático (como o Ministro das Relações Exteriores Oswaldo Aranha). Por isso, o Brasil nunca se aliou nem apoiou totalmente o eixo. 

Por um lado, Vargas se inspirou no Eixo para criar o Estado Novo, e negociou acordos econômicos com Alemanha e Itália motivados sobretudo pelo interesse em angariar recursos para industrializar o Brasil. Os mais importantes foram um contrato de compra de equipamentos para reequipar as Forças Armadas Brasileiras e um acordo para criar a indústria siderúrgica brasileira (Companhia Siderúrgica Nacional - CSN em Volta Redonda) com apoio alemão. 
4-que outros aspectos da vida cotidiana do presidente aparecem no documento?
Getúlio teve quatro irmãos: Espártaco, Viriato, Protásio e Benjamim (O Bejo).

Fotografado com a esposa Darcy Sarmanho Vargas, em 1911, durante o período conhecido como Belle Époque brasileira.
Casou-se, em São Borja, na casa de residência do Tenente Antônio Sarmanho, em 4 de março de 1911, com Darcy Lima Sarmanho[13] , de quinze anos de idade, com quem teve cinco filhos: Lutero Vargas, Getulinho, que morreu cedo,Alzira Vargas, Jandira e Manuel Sarmanho Vargas, o "Maneco", que cometeu suicídio
Getúlio se declarava agnóstico e fora influenciado em sua formação pelo positivismo, do qual Júlio de Castilho, seu mentor na política gaúcha e seu irmão Protásio Vargas eram adeptos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário