quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Kelvi ,9a

                                   O presidente juscelino


1: Biografia de Jucelino :Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, em 1927. Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931.Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o político e futuro governador Benedito Valadares. Nomeado interventor federal em Minas, em 1933, Valadares colocou o amigo como seu chefe de gabinete. A seguir, Kubitschek foi eleito deputado federal (1934-1937), nomeado prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) e realizou obras de remodelação da capital. Em 1966 tentou organizar uma frente pela redemocratização do país, junto com Carlos Lacerda e João Goulart mas não voltou mais ao poder. Se afastou da política e dedicou-se ao trabalho como empresário. Morreu em um desastre automobilístico no quilômetro 165 da Via Dutra, nas proximidades de Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976. Na presidência, construiu hidrelétricas, estradas, promoveu a industrialização e a modernização da economia. Um de seus principais feitos foi a construção da cidade de Brasília e instituição do Distrito Federal, que marcou a transferência da capital federal (até então no Rio de janeiro) em 21 de abril de 1960. Numa era pós-Vargas, seu governo foi marcado por mudanças sociais e culturais como os festivais de música e a moda da bossa-nova.Quando terminou o mandato, JK, como era conhecido, foi eleito senador por Goiás em 1962, mas teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos em 1964, pelo regime militar.

2- Construção de Brasília: Brasília foi construída (as obras começaram em novembro de 1956, depois de Juscelino sancionar a lei nº 2.874) a fim de ser a nova capital do Brasil. A ideia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste (chamadas de candangos, que quer dizer ordinários), foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Juscelino Kubitschek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).
Brasília custou cerca de um bilhão de dólares. Este custo extremamente elevado deveu-se, em parte, a ausência de estradas de ferro e de rodovias bem traçadas para levar o material de construção. A solução foi transportar o material de construção por via aérea, fato que encareceu muito o custo das obras.

A construção de Brasília demorou quase quatro anos, mas depois de três anos a maioria dos seus principais edifícios estava pronta, dentre os quais o Palácio da Alvorada, primeiro prédio da capital construído em concreto armado, a primeira construção de estrutura metálica (material trazido dos Estados Unidos) foi o Brasília Palace Hotel.










3- Primeiras montadoras de automóveis que se instalaram no Brasil: Quem chega primeiro é a Volkswagen, em abril de 1953, inaugurando sua fábrica no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP. Em Julho de 1955 transforma-se em Sociedade Anônima (Volkswagen do Brasil S.A.) com 80% de capital alemão e 20% do grupo Monteiro Aranha. No final do ano muda-se para um prédio próprio no km 23,5 da Via Anchieta em São Bernardo do Campo/SP.
A segunda empresa a vir para o Brasil é a alemã Mercedes Bens, que na verdade foi a primeira a assinar um contrato com a CDI, mas só iniciou a construção da sua fábrica em outubro de 1953, no km 15 da Via Anchieta.
No mesmo mês o Congresso aprova a Lei 2004, criando a Petrobras, empresa responsável pela pesquisa, lavra, refinação, comércio e transporte de petróleo pelo país.























Kevin, Gabriel

1)Pesquisar e escrever explicando a respeito da biografia (vida) de Jucelino.
2)Pesquisar e escrever explicando a respeito da construção de Brasília.
3)Pesquisar e escrever explicando a respeito das primeiras montadoras de automóveis que se instalaram no Brasil.


Respostas:
1- Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, Minas Gerais. Filho de um caixeiro-viajante e de uma professora, formou-se como médico na cidade de Belo Horizonte, em 1927. Fez curso e estágio complementares em Paris e Berlim em 1930 e casou-se com Sara Lemos em 1931.
Começou a trabalhar como capitão-médico da Polícia Militar, quando fez amizade com o político e futuro governador Benedito Valadares. Nomeado interventor federal em Minas, em 1933, Valadares colocou o amigo como seu chefe de gabinete.

2- Brasília foi construída a fim de ser a nova capital do Brasil. A idéia era transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior do país. Ao transladar a capital para o interior, o governo pretendia povoar aquela região. Pessoas de todo o país, especialmente do nordeste , foi contratada para a construção da cidade, inaugurada no dia 21 de abril de 1960 por Jucelino kubischek. Nesta época, o centro cívico da cidade já tinha sido totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).


3- Quem chega primeiro é a Volkswagen, em abril de 1953, inaugurando sua fábrica no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP. Em Julho de 1955 transforma-se em Sociedade Anônima (Volkswagen do Brasil S.A.) com 80% de capital alemão e 20% do grupo Monteiro Aranha. No final do ano muda-se para um prédio próprio no km 23,5 da Via Anchieta em São Bernardo do Campo/SP.
A segunda empresa a vir para o Brasil é a alemã Mercedes Bens, que na verdade foi a primeira a assinar um contrato com a CDI, mas só iniciou a construção da sua fábrica em outubro de 1953, no km 15 da Via Anchieta.
No mesmo mês o Congresso aprova a Lei 2004, criando a Petrobras, empresa responsável pela pesquisa, lavra, refinação, comércio e transporte de petróleo pelo país.

Caroline, Yasmim e Gabriela

Letras De Musicas:

Cidade maravilhosa (1934) André Filho

Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil
Berço do samba e das lindas canções, 
Que vivem n'alma da gente.
És o altar dos nossos corações
que cantam alegremente.
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa coração do meu Brasil
Jardim florido de amor e saudade, 
terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade, 
Ninho de sonho e de luz
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil


Aquarela do Brasil (1939) Ary Barroso 

Brasil, meu Brasil Brasileiro'
Meu mulato inzoneiro,
Vou cantar-te nos meus versos:
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar;
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!...Brasil!...pra mim!...pra mim!...
Ô, abre a cortina do passado; 
Tira a mãe preta do cerrado;
Bota o rei congo no congado
Deixa cantar de novo o trovador
Á merencória a luz da lua 
Toda a canção do meu amor.
Quero ver essa dona caminhando 
Pelos salões, arrastando
O seu vestido rendado
Brasil!...Brasil!... pra mim...pra mim!...
Brasil, terra boa e gostosa 
Da moreninha sestrosa 
De olhar indiferente.
O Brasil, verde que dá
para o mundo admirar.
O brasil do meu amor, 
Terra do Nosso Senhor.
Brasil!...Brasil!...pra mim...pra mim!...
Esse coqueiro que dá coco, 
Onde eu amarro a minha rede,
Nas noites claras de luar.
Ô! estas fontes murmurantes 
Onde eu mato minha sede 
E onde a lua vem brincar.
Ô!Estas fontes murmurantes 
Onde eu mato minha sede
E onde a lua vem brincar.
Ô! Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro,
Terra de samba e pandeiro.
Brasil!... Brasil!





1. Identifique nas canções aspectos de exaltação da pátria.

Cidade Maravilhosa

" Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil
Berço do samba e das lindas canções, que vivem n'alma da gente"

Aquarela do Brasil

" O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar;"

2. Como a questão étnica, em especial a valorização da miscigenação, aparece nas canções?

"Quero ver essa Dona caminhando pelos salões, arrastando o seu vestido rendado"

"Brasil terra boa e gostosa
Da moreninha sestrosa
De olhar indiferente".

3. como a religiosidade está presente nas canções?

" ô abre a cortina do passado;
tira a mãe preta do cerrado;
Bota o rei combo no congado.
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória á luz da lua
toda canção do meu amor."



segunda-feira, 5 de outubro de 2015

kevin,Gustavo e Robson

1 Em que divergiam os interesses dos chanceleres dos Estados Unidos e da Argentina? Este artigo  pretende analisar a gestão diplomática do Embaixador José de Paula Rodrigues Alves em missão na Argentina entre os anos de 1938-1944. A partir do influxo da correspondência do diplomata, o que se pretende é, além  de investigar as intensas  articulações políticas e o substancial volume de sua produção epistolar, pesquisaras interpretações do missivista quanto à participação do Brasil e da Argentina na II Guerra Mundial.
2-      Quais eram a opinião e os sentimentos de Getúlio Vargas a respeito da participação brasileira na Guerra?  A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.

3-como getúlio vargas conduziu as negociações para a entrada do Brasil na guerra?
No governo de Getulio Vargas sempre houve simpatizantes dos regimes nazi-fascistas (como o Ministro da Defesa Eurico Dutra), mas também muitos simpatizantes dos EUA e de seu regime liberal-democrático (como o Ministro das Relações Exteriores Oswaldo Aranha). Por isso, o Brasil nunca se aliou nem apoiou totalmente o eixo. 

Por um lado, Vargas se inspirou no Eixo para criar o Estado Novo, e negociou acordos econômicos com Alemanha e Itália motivados sobretudo pelo interesse em angariar recursos para industrializar o Brasil. Os mais importantes foram um contrato de compra de equipamentos para reequipar as Forças Armadas Brasileiras e um acordo para criar a indústria siderúrgica brasileira (Companhia Siderúrgica Nacional - CSN em Volta Redonda) com apoio alemão. 
4-que outros aspectos da vida cotidiana do presidente aparecem no documento?
Getúlio teve quatro irmãos: Espártaco, Viriato, Protásio e Benjamim (O Bejo).

Fotografado com a esposa Darcy Sarmanho Vargas, em 1911, durante o período conhecido como Belle Époque brasileira.
Casou-se, em São Borja, na casa de residência do Tenente Antônio Sarmanho, em 4 de março de 1911, com Darcy Lima Sarmanho[13] , de quinze anos de idade, com quem teve cinco filhos: Lutero Vargas, Getulinho, que morreu cedo,Alzira Vargas, Jandira e Manuel Sarmanho Vargas, o "Maneco", que cometeu suicídio
Getúlio se declarava agnóstico e fora influenciado em sua formação pelo positivismo, do qual Júlio de Castilho, seu mentor na política gaúcha e seu irmão Protásio Vargas eram adeptos.




Diário de Getúlio Vargas - Patrícia e João Pedro Pereira

1- Em que divergiam os interesses dos chanceleres dos Estados Unidos e da Argentina?

Divergiam que se a Argentina não fosse, eles iriam cortar todos os recursos.

2- Quais eram a opinião e os sentimentos de Getúlio Vargas a respeito da participação brasileira na guerra?

A opinião dele foi que, poderia contar com o Brasil, mas nessa decisão, ele jogaria a própria vida.


3- Como Getúlio Vargas conduziu as negociações para a entrada do Brasil na Guerra?

Vargas disse que poderia contar com a ajuda do Brasil. Porém deu uma lista de desejo para os americanos, e também com isso uma festa entre os brasileiros e os Chanceleres dos EUA e Argentina.

4- Que outros aspectos da vida cotidiana do presidente aparece no documento?

O aspecto da amizade entre os brasileiros e argentinos, dele e do argentino e caso tivesse uma desconfiança não seria culpa do povo e sim do governo.

Trabalhando com documentos - Millene, João Vitor

1- Em que divergiam os interesses dos chanceleres dos Estados Unidos e da Argentina?
  • Divergiam que se a Argentina não fosse, eles iriam cortar todos os recursos!

2- Quais eram a opinião e os sentimentos de Getúlio Vargas a respeito da participação brasileira na guerra? 
  • A opinião dele foi que, poderia contar com o Brasil mas decidindo ele jogaria a própria vida fora, porque não sobreviveria a um desastre na pátria..

3- Como Getúlio vargas conduziu as negociações para a entrada do Brasil na guerra?
  • Getúlio disse que poderia contar com a ajuda do Brasil, mas deu uma lista de desejo para os americanos, e também com isso uma festa entre os brasileiros e os Chanceleres dos Estados Unidos e Argentina.

4- Que outros aspectos da vida cotidiana do presidente aparecem no documento?
  • O aspecto da amizade entre os brasileiros e argentinos, dele e do argentino e caso tivesse uma desconfiança não seria culpa do povo e sim do governo!


NOMES: GABRIEL E RICARDO

                                        DOCUMENTO: DIÁRIO DE GETÚLIO VARGAS



1- Em que divergiam os interesses dos chanceleres dos Estados Unidos e da Argentina?

Divergiam que se a Argentina não fosse, eles iriam cortar todos os recursos.

2- Quais eram a opinião e os sentimentos de Getúlio Vargas a respeito da participação brasileira na guerra?

A opinião dele foi que, poderia contar com o Brasil, mas nessa decisão, ele jogaria a própria vida, porque não sobreviveria a um desastre na pátria.

3- Como Getúlio vargas conduziu as negociações para a entrada do Brasil na guerra?

Ele disse que poderia contar com a ajuda do Brasil, mas deu uma lista de desejo para os americanos, e também com isso uma festa entre os brasileiros e os Chanceleres dos EUA e Argentina.

4- Que outros aspectos da vida cotidiana do presidente aparecem no documento?

O aspecto da amizade entre os brasileiros e argentinos, de ele e o Chanceler argentino, e que se tivesse uma desconfiança, não seria culpa do povo e sim do governo.


Letras das Músicas - João Pedro Pereira e Juan

 Aquarela do Brasil

Resultado de imagem para letra da musica aquarela do brasilMeu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro

Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ó Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil!
Pra mim, pra mim, pra mim

Ó abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Pra Mim
Pra mim!

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado

Brasil!
Pra mim, pra mim, pra mim
Brasil!

Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ó Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil!
Pra mim, pra mim, pra mim

O esse coqueiro que dá côco
A, onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil!
Brasil!

A estas fontes murmurantes
A onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
O, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro


1- Identifique nas canções aspectos de exaltação da pátria:

  -  Cidade Maravilhosa (1934)

"Cidade maravilhosa coração do meu Brasil."

  -  Aquarela do Brasil (1939)

"Brasil!... Brasil!... Pra mim!... Pra mim!...
Ó, abre a cortina do passado;
Tira a mãe preta do cerrado;
Bota, o rei congo no congalo."

2- Como a questão étnica, em especial a valorizada miscigenação, aparece nas canções?

"Da moreninha sestrosa
De olhar diferente."

3- Como a religiosidade está presente nas canções?

"Que Deus te cubra de felicidade,
Ninho de sonho e de luz..."

"Para o mundo admirar
O Brasil do meu amor
Terra de sonho senhor."



    Cidade Maravilhosa
Resultado de imagem para letra da musica cidade maravilhosa

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Letras de Musicas - Mikaely e Erika




AQUARELA DO BRASIL

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim

Ah! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil, pra mim

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor

Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim!

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto

O Brasil samba que dá
Bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil pra mim
Pra mim, pra mim!

Oh, esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil pra mim

Ah! ouve estas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah! esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Brasil pra mim, pra mim, Brasil!
Brasil pra mim, pra mim, Brasil, Brasil!

CIDADE MARAVILHOSA

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e de lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa




     1.Identifique nas canções aspectos de exaltação da pátria.
" Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil."
" Terra que todos seduz"
" Ninho de sonho e de luz."
" Brasil terra boa e gostosa"
" O Brasil, verde que da para o mundo admirar"

2. Como a questão étnica em especial a valorização da miscigenação que aparece nas canções?

''Tira a mãe preta do meu cerrado''.
''Da menina setrosa''.
''Meu mulato inzoneiro''.

3. Como a religiosidade está presente nas canções? 
Na música Aquarela do Brasil.
''O Brasil do meu amor,terra de nosso Senhor''.
Na música Cidade Maravilhosa.
''Que Deus te cubra de felicidade,ninho de sonho e de luz''.



Letras De Música Kevin, Gustavo, Robson 9A

Aquarela do Brasil
André Filho
Brasil
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingar
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim

Ah, abre a cortina do passado
Tira a Mãe Preta,do serrado
Bota o Rei Congo, no congado
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Deixa, cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a Sa Dona, caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Brasil
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ô Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Oh, esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Ah, ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah, este Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil, brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim


Cidade Maravilhosa
Ary Barroso
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil

Berço do samba e das lindas canções
Que vivem n'alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente

Jardim florido de amor e saudade
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade
Ninho de sonho e de luz


1-Identifique nas canções aspectos de exaltação da pátria.

2-Como a étnica, em especial a valorização da miscigenação, aparece nas canções?

3-Como a religiosidade esta presente nas canções?

Respostas:
1-Cidade maravilhosa cheia de encantos mil, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil, terra que a todos nos seduz, o Brasil do meu amor, ô! Esse Brasil lindo trigueiro.

2-Meu mulato inzoneiro, tira a mãe preta do cerrado, bota o rei do congo no congado, da moreninha sestrosa.


3-Que Deus te cubra de felicidade, terra do nosso senhor, que vivem n’alma.

ricardo e joao silva 9a

CIDADE MARAVILHOSA (1934)
Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil
Berço do samba e das lindas canções,
Que vivem na alma da gente.
Ès o altar dos nossos corações,
que cantam alegremente.
Cidade maravilhosa,cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa,coração do meu Brasil
Jardim florido de amor e saudade,
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade,
Ninho de sonho e de luz       
Cidade maravilhosa,cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa,coração do meu Brasil.
Resultado de imagem para cidade maravilhosa
AQUARELA DO BRASIL (1939)
Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus ver...sos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ó Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil!
Pra mim, pra mim
Ó abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do serrado
Bota o rei congo no congado
Brasil!
Brasil!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Brasil!
Pra mim, pra mim
Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferen...te
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ó Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil!
Pra mim, pra mim
O esse coqueiro que dá côco
Oi, onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil!
Brasil!
Oi estas fontes murmurantes
Oi onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
O, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil! Brasil!
Pra mim, pra mim
Resultado de imagem para aquarela 1939
1.Identifique nas canções aspectos de exaltação da pátria:
Brasil, meu Brasil brasileiro, cidade maravilhosa, coração do meu Brasil, terra que todos seduz , o Brasil no meu amor.
2. Como a questão étnica, em especial a valorização da miscigenação, aparece nas canções?
Berço do samba e das lindas canções samba que da bamboleio, que faz gingar, terra boa e gostosa da moreninha jeitosa.
3.Como a questão étnica, em especial a valorização da miscigenação,aparece nas canções?

Que deus te cubra de felicidade, na terra de nosso senhor.

Jordana, Kimberlin e Julia


                                                     Letras de músicas

                
                       Cidade Maravilhosa (1934)
                                                             André Filho      
"Coração do meu Brasil,"

Cidade maravilhosa,Cheia de encantos mil
    Cidade maravilhosa, Coração do meu Brasil
 

    Berço do samba e de lindas canções,
Que vivem n'alma da gente. 

És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente.

Cidade maravilhosa, Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa, Coração do meu Brasil 

Jardim florido de amor e saudade,     
Terra que a todos seduz
Que Deus te cubra de felicidade,
Ninho de sonho e de luz

Cidade maravilhosa, Cheia de encantos mil
   Cidade maravilhosa,  Coração do meu Brasil


Aquarela do Brasil (1939)
                     Ary Barroso

"Terra de Nosso Senhor."

Brasil, meu Brasil Brasileiro,
Meu mulato inzoneiro,
Vou cantar-te nos meus versos:

O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar;
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!... Brasil!... Prá mim!... Prá mim!...

Ô, abre a cortina do passado;
Tira a mãe preta do cerrado;
Bota o rei congo no congado.
Brasil!... Brasil!...

Deixa cantar de novo o trovador
À merencória à luz da lua
Toda canção do meu amor.
Quero ver essa Dona caminhando
Pelos salões, arrastando
O seu vestido rendado.
Brasil!... Brasil! Prá mim ... Prá mim!...

Brasil, terra boa e gostosa
Da moreninha sestrosa
De olhar indiferente.

O Brasil, verde que dá
Para o mundo admirar.
O Brasil do meu amor,
Terra de Nosso Senhor.
Brasil!... Brasil! Prá mim ... Prá mim!...

Esse coqueiro que dá coco,
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar.
Ô! Estas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar.

Ô! Esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil Brasileiro,
Terra de samba e pandeiro.
Brasil!... Brasil!

Discutindo as letras

1. Identifique nas canções aspectos de exaltação da pátria.   

    Na música Cidade Maravilhosa (1934), eles até fazem bastantes exaltações, como: "Cidade Maravilhosa, Cheia de encantos mil", já é uma exaltação, porque estão dizendo que a cidade é maravilhosa, e que tem mil encantos. "Berço do samba e das lindas canções, que vivem n'alma da gente". Ai já´estão exaltando na forma de que é o berço do samba e onde tem lindas canções, estão exaltando as lindas canções que tens. "que cantam alegremente". Outra exaltação onde eles não cantam tristes mas sim alegremente. Entre outras exaltações como:

__ "jardim florido de amor e saudade, terra que a todos seduz".

Na música Aquarela do Brasil (1939), eles também fazem bastantes exaltações, porém lindas como:

__ " O Brasil, samba que dá Bamboleio, que faz gingar";

__ "Brasil, terra boa e gostosa".

__ " O Brasil, verde que dá para o mundo admirar".

__  "O Brasil do meu amor, Terra de Nosso Senhor".

__ " Ô! Estas fontes murmurantes onde eu ato a minha sede E onde a lua vem brilhar".

2. Como a questão étnica, em especial a valorização da miscigenação, aparece nas canções?

        Na música cidade maravilhosa (1934),  mostra uma única miscigenação de raças como:

    __"berço do samba e das lindas canções"             

  Já na musica aquarela do Brasil (1939) valorizam bastante como:      

 __  " Meu mulato inzoneiro".

__ " Tira a mãe preta do cerrado".

__ "Bota o rei Congo no congado".

__ "Da Moreninha sestrosa".

__ "Terra de samba e pandeiro."

3. Como a religiosidade está presente nas canções?

       Vamos dizer que não está bem presente mas tem sim em cada umas das letras da música alguma, parte que fale da religiosidade como as seguintes:

    Musica: Cidade Maravilhosa (1934)

   __ "Que deus te cubra de felicidade, Ninho de sonhos e de luz".

Música: Aquarela do Brasil (1939)

   __ "Terra de Nosso Senhor".